Noticias

Reformar a Informação

Aproveitando a comemoração dos 502 anos da Reforma Protestante, nós de Paz e Esperança nos unimos a um grupo de jornalistas evangélicos preocupados em “reformar a informação” lança neste 31 de outubro o Coletivo Bereia e o site Bereia dedicado à checagem de notícias e produção de conteúdo com foco em religião.

A crescente onda de notícias falsas, ocorridas também entre mídias, organizações e lideranças cristãs, chamou a atenção para a necessidade da formação de um grupo que acompanhe e dedique-se à checagem de conteúdo, seja em pronunciamentos de figuras públicas que associam sua atuação à religião ou àqueles publicados.

O conteúdo do site será atualizado diariamente e identificado com as seguintes etiquetas: verdadeiro, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso. Além das checagens, o site publicará artigos de opinião de especialistas na área de religião e comunicação.
Fazem parte do conselho editorial do site Joana Puntel, docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do Serviço de Pastoral à Comunicação (SEPAC); Sérgio Pavarini, jornalista e idealizador do Pavazine; e Marília de Camargo César, jornalista especializada em economia e negócios.

A editora geral do site é Magali Cunha, jornalista e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e membro da Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura e da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC). A edição executiva fica por conta de Alynne Sipaúba, jornalista, teóloga, integrante da equipe executiva da Paz e Esperança Brasil.

O Coletivo Bereia é apoiado por Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação (ALC); Associação Católica de Comunicação – Brasil (SIGNIS); Associação Mundial para a Comunicação Cristã – América Latina (WACC-AL, na sigla em inglês); Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (GP Comunicação e Religião – Intercom); e Paz e Esperança Brasil.

O site Bereia coloca à disposição do público um contato de whatsapp para receber solicitações de checagem (98-92000-7205).

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.