PIR

Prevención, Intervención, Reforma

Durante os mais de 20 anos de serviço aos indivíduos, famílias e comunidades que vivem em situações de vulnerabilidade na América Latina, Paz e Esperança tem entendido que a violência e a injustiça precisam ser encaradas de diferentes maneiras. Resumimos isso em um gráfico que chamamos de CÍRCULO DA JUSTIÇA-PIR que consiste no seguinte:

Clique nos ícones para aprender mais:

Prevenção

Mesmo que não seja possível evitar que a injustiça e a violência contra as pessoas e as comunidades aconteçam, acreditamos que é possível reduzi-las drasticamente, fazendo o trabalho de prevenção em escolas, organizações sociais de base, grupos eclesiais, grupos juvenis, organizações privadas e públicas e na sociedade como um todo.

Aprendemos que existem pelo menos três maneiras de fazê-lo:

– Preparar cidadãos bem informados (incluindo crianças) para o exercício e a exigência de seus direitos e deveres;

– Mudança de atitudes e comportamentos sociais que fomentam a violência de gênero, a violência política e outras formas de ações contrárias aos direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos de indivíduos e comunidades.

– Incentivar a participação ativa dos cidadãos para monitorar o papel do Estado e seus organismos.

Intervenção

Para os pobres, outras pessoas e grupos em situações de vulnerabilidade, a justiça é muitas vezes apenas uma palavra vazia. Quando uma ação violenta ou injusta acontece com uma pessoa ou comunidade, é necessária uma ajuda imediata de terceiros. Seja uma criança abusada, uma mulher estuprada, populações que vivem em situações precárias e onde a violência é permanente, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais que não tem o seu direito de acesso à terra garantido. A ajuda de especialistas (advogados, psicólogos, assistentes sociais, educadores, comunicadores, etc.) é urgente para a efetividade de uma ação decisiva a partir de uma cidadania capacitada.

Nossa intervenção é realizada:

– Representar os afetados nos tribunais de justiça ou perante as autoridades do Estado, pessoas, funcionários públicos, organizações e mesmo empresas que abusam do poder que possuem.

– Ajudar na reabilitação psicológica e social das vítimas da violência,

– Denunciar publicamente quando a voz das vítimas não é ouvida.

– Contribuir para a organização das pessoas e / ou comunidades prejudicadas para que possam afirmar seus direitos através de ações decisivas de incidência e pressão.

Reforma

Se, por exemplo, a polícia ou os juízes não possuam controles ou procedimentos adequados, eles são susceptíveis de abusar do seu poder ou simplesmente ignorar as demandas de pessoas que sofrem violência e injustiça.

É por isso que precisamos não só de boas leis, mas de procedimentos e instituições que funcionam bem, que realmente protegem os que estão em situação de vulnerabilidade. Para isso, buscamos trabalhar em colaboração com as autoridades, os movimentos sociais e a sociedade civil organizada.

PAZ E ESPERANÇA contribui para mudanças na sociedade através de:

– Treinamento de funcionários públicos em leis e procedimentos que já existem, mas que não são adequadamente aplicados.

– Atuar no âmbito de Conselhos de Direitos, controle e participação social junto aos governos locais, regionais ou nacionais

– Elaboração de projetos e propostas que ajudem a resolver uma necessidade ou a ajudar as autoridades a estabelecer procedimentos adequados.

– Contribuir para criar consciência na sociedade e nas autoridades sobre o problema da injustiça;

– Encorajar pessoas, comunidades, igrejas e organizações públicas e civis a unir forças para enfrentar os problemas sociais.

A farinha, levedura, água e sal, quando misturados, preparados e assados ​​sob uma receita, resultam em pão, que é de sabor e textura diferentes dos seus ingredientes. Do mesmo modo, quando se trabalha em Prevenção, Intervenção e Reforma, é feito de forma conjunta e abrangente. É assim, por exemplo, que quando PAZ intervém para que um abusador de mulheres seja julgado e sentenciado, esta é, por sua vez, uma maneira de prevenir, de alguma forma, dissuadir futuros agressores, porque saberão que a justiça também funciona para os pobres. Da mesma forma, a partir de casos individuais de crianças sexualmente violentadas que não foram julgadas adequadamente, foram implementadas mudanças administrativas no Sistema de Justiça. É incrível como a partir de uma situação de injustiça contra uma pessoa, se pode alcançar um grande impacto na reforma da sociedade.